Parque Nacional de Aparados da Serra

Localizado no município de Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um dos destinos naturais mais impressionantes do Brasil. Criado para proteger os ecossistemas da região, o parque abriga paisagens únicas formadas por cânions, campos de altitude, rios e cachoeiras.

O parque é mundialmente conhecido pelos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que apresentam paredões rochosos verticais com centenas de metros de profundidade, esculpidos ao longo de milhões de anos pela ação da água e do vento.

A biodiversidade é outro grande destaque. A área preserva espécies da fauna e da flora típicas da Mata Atlântica e dos campos sulinos, incluindo aves, mamíferos e plantas endêmicas, tornando o parque um importante patrimônio ambiental.

Em Praia Grande, conhecida como a “Capital dos Cânions”, concentram-se as principais atividades de ecoturismo, como trilhas, caminhadas, observação da natureza e a famosa Trilha do Rio do Boi, que permite explorar o interior do cânion acompanhado por guias credenciados.

O Parque Nacional de Aparados da Serra é um convite à contemplação e à aventura, oferecendo aos visitantes uma experiência inesquecível em meio a cenários grandiosos, silêncio natural e contato direto com a natureza preservada.

 

 

Cânion do Itaimbezinho

É o mais famoso cânion do Parque Nacional dos Aparados da Serra e também o maior da América do Sul, com 5,8 km de extensão, 720 m de profundidade e 200 m de largura.

Caracteriza-se pelos paredões rochosos verticais, acompanhados de pouca vegetação em suas escarpas. O cânion é cortado pelos rios Perdizes e Preá, que formam o Rio do Boi.

Fica a apenas 80 m do Centro de Visitantes do parque e pode ser avistado durante as trilhas do Vértice e do Mirante do Cotovelo – considerada a vista clássica desse cânion, de onde é possível ter noção da grandiosidade da paisagem local.

Lá de cima pode-se contemplar uma imensidão que parece não ter fim. Um passeio inesquecível.

 

 

Cascata das Andorinhas

Formada na escarpa do Itaimbezinho, onde deságua o Rio Perdizes, pode ser visualizada da Trilha do Vértice ou do Mirante do Cotovelo.

Sob a cachoeira, um vão nas rochas permite que as andorinhas vivam ali, entrando e saindo por entre as águas durante todo o dia e recolhendo-se em seu interior ao cair da noite – um espetáculo sem igual.

 

 

Cascata do Véu da Noiva

Essa cachoeira se forma perto do Mirante do Cotovelo, no Arroio do Preá. Também pode ser vista da Trilha do Vértice.

Sua localização proporciona boas trilhas para caminhada, além de ser um mirante natural de onde é possível vislumbrar as inúmeras belezas contidas na imensidão do parque.

 

 

Trilha do Vértice

Percorre a beirada do cânion do Itaimbezinho, num total de 1,4 km de caminhada.

É classificada como trilha leve, com placas ao longo de todo o caminho explicando o que o visitante encontrará pela frente.

Permite uma boa vista das cascatas das Andorinhas e do Véu da Noiva. Seu acesso é feito a partir do Centro de Visitantes do parque.

 

 

Trilha do Mirante do Cotovelo

Mirante natural à beira do cânion Itaimbezinho, que permite uma visão geral da área e da paisagem local.

Pode ser alcançado por uma trilha de 6,3 km, em terreno plano que passa pelo Arroio do Perdiz e pela Cascata do Véu da Noiva, beirando o cânion.

Para esse passeio, é necessária a presença de guia credenciado, e suas saídas – a partir do Centro de Visitantes do parque – são feitas somente até as 15h.

 

 

Trilha do Rio do Boi

É feita na parte baixa do parque, nos limites do município de Praia Grande.

É indicada para quem já tem prática em trekking, pois são cerca de 7 horas de caminhada pelo cânion, grande parte feita pelo leito pedregoso do rio.

Esse passeio não é realizado na época das chuvas, entre abril e maio, e a contratação de guia credenciado é obrigatória.